terça-feira, 22 de maio de 2012

                                                                 Vai e Volta


Travesseiro, cama, lençol, colcha, coberta, meia, chinelo, relógio, escova, vaso, pia, água, pasta de dente, escova de dente, pijama, shampoo, condicionador, chuveiro, toalha, porta, toalha, desodorante, blusa, calça, meia, tênis, escova, lápis de olho, rímel, sombra, perfume, brinco, pulseira, relógio, porta, banco, mesa, geladeira, requeijão, pão, faca, prato, xícara, água, escova de dente, pasta de dente, quarto, batom, mochila, sala, cozinha, geladeira, garrafinha, mochila, chave, porta, escada, carro, escola, sala, livro, caderno, caderno, livro, bola, totó, conversa, conversa, pão de queijo, brigadeiro, sala, livro, caderno, caderno, livro, conversa, celular, carro, conversa, casa, blusa, calça, meia, tênis, brinco, relógio, pulseira, pijama, pia, sabonete, água, mesa, cadeira, comida, suco,pia, escova de dente, pasta de dente, água ,quarto, televisão, telefone, telefone, computador, para casa, para casa, livro, caderno, livro, caderno, papel, caneta, lápis, borracha, apontador, lapiseira, jogo, computador, televisão, telefone, Facebook, MSN, televisão, travesseiro, coberta, janela, computador, televisão, telefone, jogo, como, lanche, caneta, folha de papel, lápis de cor, converso, stardoll, converso, Facebook, MSN, jogos, televisão, televisão, televisão, livros, roupão, meia, meia ante derrapante, Dino ( bichinho de pelúcia ), pia, escova de dente, pasta de dente, água, vaso, chinelo,coberta, lençol, colcha, travesseiro.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Gente, aqui está um site em que você pode treinar todos os tipos de matérias novas que a Lurdinha der para a gente !!! Beijos Gente, tchau - e não esquecam  de visitar esse site.


www.soportugues.com.br

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Livro o Fantástico Mistério da Feiurinha

A divertida história de Pedro Bandeira gira em torno de um grande mistério que agita todo o mundo do faz de conta: a Princesa Dona Feiurinha do Encantado tinha desaparecido do país das Fadas.

Outros personagens do reino, como Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho, entre muitas outras, ficam com medo de que isto também aconteça com elas e decidem enviar um emissário ao Escritor para que ele possa decifrar o mistério.

O Escritor, de início cético diante do mensageiro, recebe a inesperada visita daqueles personagens das histórias de fadas que povoaram sua infância. Acaba se convencendo de que o mundo encantado e seus habitantes fazem parte da realidade, mesmo que esta realidade seja a da imaginação. Decide, então, ajudá-los a descobrir o que ocorreu com a Princesa Feiurinha.

Com auxílio de sua velha governanta Jerusa, ele recupera a história de Feiurinha e chega à conclusão de que ela desaparecera porque não tinha sido registrada por nenhum escritor. Portanto, a história não poderia sobreviver na imaginação infantil, nem mesmo na de qualquer leitor, porque sem o auxílio dos livros, dificilmente poderiam conhecê-la. Só alguém como Jerusa que ouviu a avó contá-la há mais de sessenta anos teria condições de se lembrar. O Escritor decide então recuperar a história da princesa desaparecida e registrá-la em livro.

                                                 História da Feiurinha :

Há muito tempo atrás um casal havia tido uma menina muito linda, muito delicada. Em um dia 4 bruxas horrorosas chamadas Ruim,Malvada,Belesinha e Pior ainda. Essas bruxas a prenderam em um lugar muito ... muito distante e enchia a coitadinha com cada coisa absurda, dizia que só eram bonita as pessoas que tinham verruga, dentes tortos e amarelos, camelos duros e sem corte, meleca no nariz; e com esse tanto de histórias que aquelas bruxas contavam para a feiurinha ela se achava feia.
Um dia, assim que as bruxas sairam para assombrar pessoas belesinha junto com seu amigo "bode" foram buscar água no rio. Chegado lá derrepente o bode começou a se transformar e virou um lindo príncipe encantado, dizia ele que as 4 bruxas o enfeitissaram e o transformaram em um bode.
E lá ia o príncipe encantado para recuperar o seu reino e voltar para se casar com Feiurinha.
Chegado as 4 bruxas, elas perceberam que o bode havia sumido e perguntaram para Feiurinha aonde ele estava e ela coitadinha deixou se levar na conversa das bruxas e acabou falando, entao as bruxas lhe deram um casaco de pele de urso e no mesmo instante a bela Feiurinha virou uma horrível bruxa. Quando o príncipe chegou todas dizinham que eram  a Feiurinha mais com um gesto que a verdadeira Feiurinha teve, o príncipe soube que ela era a verdadeira Feiurinha entao disfez o feituço da pele de urso que só poderia ser quebrado com um corte da espada prata, e foi morar feliz para sempre. E depois disso bem naquela casa se foi lançado 4 raios diretamente na cabeça das 4 bruxas e a transformaram em em cogumelos venenosos.

                              Fim !!!

Livro o Mistério do Caderninho Preto

   Este livro foi escrito por Ruth Rocha e ela conta a história de uma menina que queria muito escrever um livro e não tinha ideia sobre o que escreveria, então ela pensou, pensou... E lembrou que um de seus professores tinha um caderninho muito misterioso. E a partir disso, ela e seu amigo resolveram escrever um livro sobre: "O mistério do caderninho preto".

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Algumas obras de Luís da Câmara Cascudo



Alma Patrícia (1921)
O Homem Americano e seus Temas (1933)
Uma Interpretação da Couvade (1936)
Peixes no Idioma Tupi (1938)
Seis Mitos Gaúchos (1942)
Lendas Brasileiras (1945)
Simultaneidade de Ciclos Temáticos Afro-Brasileiros (1948)
Geografia dos Mitos Brasileiros (1947)
Literatura Oral (1952)
Dicionário do Folclore Brasileiro (1954)
Superstições e Costumes (1958)
História da Alimentação no Brasil (1967-68)
Prelúdio da Cachaça (1968)
Civilização e Cultura (1973

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fotos e Caricaturas de Luís da Câmara Cascudo

Biografia da Luís Câmara Cascudo

      Conto Popular - Biografia de Luís da Câmara Cascudo:

Em viagens por todo o Nordeste brasileiro, o escritor Luís da Câmara Cascudo recolheu contos populares, transmitidos de geração em geração pela oralidade popular. Os contadores de história, de quem essas narrativas foram ouvidas, são agricultores, cozinheiiras, estudantes, jardineiros, com idades entre 12 e 75 anos. Eles apresentam um Brasil cheio de mistérios e curiosidades.
Ao registrar por escritoessas histórias, Câmara Cascudo preocupou-se em não modificar a linguagem utilizada pelos contadores, de forma que mantivessse a originalidade e a tradição oral do conto.
é comum haver contos populares semelhantes em locais bastante distantes. Câmara Cascudo menciona vários casos no livro Contos tradicionais do Brasil, como o conto " O Marido da Mãe-d'Água ", do Rio Grande do Norte, que tem versões africanas e europeias. Isso demonstra que os contos tradicionais, mesmo tendo características locais, abordam questões universais, de amplo interesse coletivo.
Luís da Câmara Cascudo nasceu em 1898 e morreu em 1986.



quarta-feira, 2 de maio de 2012

     Conto Popular: Pestes voadoras !!!

Há muitos anos atrás na cidade de Belém as pessoas viviam tranquilas, em paz, convivendo em harmonia com os animais. Um casal de campônesesse destacavam pois sabiam que aquele casal tinham o dom de conversar com os animais. Algumas pessoas da cidade, com inveja, começaram a maltratar os bichos com grande crueldade.
Chegado o Outono, a Mãe Natureza se infureceu e enviou animais nunca vistos antes, eram pestes voadoras que ao sugar transformavam em zumbis flutuantes,aqueles invejosos que maltratavam os animais. Passaram-se sete noites e sete dias para tudo voltar ao normal. Dizem que até hoje os animais daquela região são os mais bem tratados do mundo.