segunda-feira, 9 de abril de 2012

Fazenda do Pontal


   
A Fazenda do Pontal foi inaugurada em 31 de outubro de 2004 pela Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Antiga Fazenda dos Doze Vinténs ou Fazenda dos Doze, pertenceu a Carlos de Paula Andrade, pai de Carlos Drummond de Andrade. Era nesse local que Drummond costumava passar as férias escolares. O local inspirou o poema Infância, pertencente ao Museu de Território Caminhos Drummondianos.
A Fazenda do Pontal conta hoje com espaços para recepção, sala de exposição, auditório com capacidade para 100 pessoas e espaço para a montagem de café temático.
História da Fazenda - Demolida pela Companhia Vale do Rio Doce, na década de 70, para a construção da barragem de rejeito de minério, a Fazenda foi reconstituída no bairro Campestre. Foi utilizado parte do material original guardado por três décadas - janelas, portas, parte do assoalho e do forro. Seguindo um projeto de reconstituição que teve acompanhamento do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), o imóvel tem pilares e vigas de estrutura metálica, além de parte do madeirame original. Algumas interferências modernas (elevador e rampa para portadores de necessidades especiais) foram necessárias, até mesmo por não se tratar de uma obra de restauração.
Localização: Rua Maria Julieta, s/nº. Campestre. Itabira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário